segunda-feira, 26 de novembro de 2012

NA HIGIENE DA ALMA



O perdão é comparável à água lustral do espírito, lavando
todas as nódoas que nos assaltam o tecido da existência.

Não te alegrarás, exibindo a veste salpicada de lama e nem te resignarás a conduzir, cada dia, o lixo da própria casa na concha das próprias mãos.

Ao invés disso, obrigas-te cada manhã ao ritual da limpeza, a começar por teu próprio corpo, a fim de que a saúde e a higiene te marquem as horas. 

No terreno da própria alma, aguardar ressentimentos e mágoas, melindres e dissabores, ante a conduta alheia, é o mesmo que transportar, no reduto do próprio ser, os detritos de nossa marcha, intoxicando-nos a vida.

Odiar é render culto ao desequilíbrio, maldizer é abrir chagas íntimas, censurar é ferir a esperança, exigir, quase sempre, é aborrecer.

Lembra-te de que todos temos necessidade da desculpa recíproca, a fim de que a estrada se nos desimpeça do pedregulho nela atulhado por nossos próprios erros.
Recorda o reconforto que recolhes da palavra de estímulo e a bênção de alívio que te afaga o coração, quando as tuas faltas possíveis são recebidas por outrem com tolerância e perdoa, sem condições, a todos os golpes da senda, na certeza de que todo mal desaparecerá para que o Bem permaneça.

Aqui, agora e sempre, seja onde for, aprendamos a esquecer tudo o que representa poeira inútil da caminhada, procurando simplesmente a luz da compreensão e do Amor que tudo renova e doura, a caminho da Vida Maior e abrir-se-á renovado caminho na longa peregrinação de trabalho e de experiência em que nos cabe evoluir para Deus.

TÍTULO: Na Higiene da Alma
Emmanuel E Chico Xavier

O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do forum espírita, pela mensagem que iluminou este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.

Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

2 comentários:

  1. Olá

    Perdoar
    é libertar
    o ódio
    que exista
    em nós,
    para que
    o amor
    ocupe seu luar,
    e nos ajude
    a evoluir
    e compreender
    melhor a vida.

    Que amar seja para ti
    o objetivo de cada instante.

    ResponderExcluir
  2. Irmã esperança, lindo texto sobre o perdão e a tolerância.
    Desejos de uma Iluminada semana.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.