quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

OTIMISMO

Martin Seligman, professor de psicologia da Universidade da Pensylvania, visto como o pai da psicologia positiva, acredita que uma atitude otimista é fundamental para a felicidade e que as pessoas podem aprender a ser assim...

Depois de anos de pesquisas sobre o assunto, Martin afirma que as pessoas otimistas tendem a minimizar as causas dos seus problemas e se acham responsáveis por todas as coisas boas que acontecem em suas vidas.
Diz ainda que os pessimistas culpam a si mesmos por tudo que dá errado.
Portanto, o ideal é não alimentar tristezas
, nem desencantos. Mesmo que os quadros de sofrimentos cresçam no caminho que estamos percorrendo.

Guardemos a certeza: quando tudo parece perdido, surge uma solução inesperada, embora nem sempre do jeito que se aguardava.
É a luz que estabelece a claridade na paisagem e espanca as trevas.
O pântano somente se modifica quando drenado.
Estabeleçamos para nós mesmos a tarefa de abrir janelas de otimismo nas salas onde dominam tristezas.

Arejemos os cantinhos escuros do pessimismo com o aroma da esperança.

Não nos cansemos, pois, sob o peso da nostalgia. Nem nos permitamos entorpecer pelos tóxicos das frustrações que todos experimentamos.
Entreguemo-nos a Deus e nos deixemos conduzir tranquilamente.
Com otimismo guardaremos estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para a escuridão que se demora em nós e ao nosso redor.

Tenhamos em mente que a luz de Jesus é o clarão que nos aponta o futuro.
Por isso mesmo, não agasalhemos o medo em circunstância alguma.
Se a treva, em forma de calúnia, dor ou perda tentar nos envolver em suas malhas escuras, ergamos a lâmpada do otimismo.

Em nossas orações, aprendamos a pedir a Deus não uma vida sem problemas, mas sim ombros fortes para carregar o fardo bendito das obrigações que nos competem.

E, quando o dia parecer muito escuro, recordemos os dias de luz que já vivemos, usufruímos e com os quais nos alegramos. Essas lembranças iluminarão as horas do nosso hoje. 
Pelo Espírito Joanna de Ângelis
Do Livro Convites da vida, ed. Leal. 

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE MOMENTO ESPÍRITA pelo texto que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.