quinta-feira, 30 de junho de 2011

Animais Ajudam no Tratamento de Doenças

Além de companheiros, os animais também podem
 ser verdadeiros médicos de quatro patas. 
Crédito: Flickr/ CC- Bogart Handsome Devil

Estudos revelam que cuidar de algum bichinho auxilia pacientes com depressão, problemas cardíacos e até Mal de Parkinson.

No Brasil, desde 1997, os pacientes com os mais diversos tipos de problemas de saúde têm tido a oportunidade de serem “cuidados” por animais terapeutas. A prática, conhecida como zooterapia foi trazida pela médica veterinária Hannellore Fuchs e tem se mostrado muito eficaz.

E para comprovar os benefícios da zooterapia, cientistas de todo o mundo têm realizado algumas pesquisas que mostraram a melhora considerável de pacientes com diversas doenças, inclusive, Mal de Parkinson, como revelou um artigo do Journal of Neurology.

De acordo com o tabloide britânico The Sun o texto revela como um simpático cachorrinho foi o responsável pela impressionante melhora de uma paciente que sofria da doença. Uma inglesa de 28 anos que não teve seu nome divulgado deixou de tomar doses de morfina diárias depois que ganhou um West Highland Terrier de presente.

Segundo os médicos da Imperial College London, responsáveis pelo artigo, a paciente teve melhoras significativas em sua locomoção, além do apetite e sono também terem voltado. Os estudiosos acreditam que o fato da paciente ter que levar o animal para passear e ter responsabilidade sobre ele a incentivou a praticar exercícios e desenvolver seu lado defasado do cérebro.

Além disso, eles descobriram um pet auxilia o paciente a produzir mais dopamina, responsável por estimular o sistema nervoso central. Mas saiba que não apenas os cães que têm esse poder. Gatos, coelhos, roedores e até peixinhos dourados podem ser excelentes “médicos”.
Não são apenas cães e gatos que auxiliam na
manutenção da saúde de seus donos. Crédito:
Captain Subtle's photostream.

O caso da britânica foi apenas uma das doenças que foram beneficiadas com a presença de um animalzinho. Confira a seguir mais sete problemas que podem ser amenizados com um pet.

Alergias
Crianças expostas a um ou mais cachorros ou gatos durante o primeiro ano de vida têm de 66% a 77% menos chances de desenvolverem algum tipo de alergia, segundo o estudo da Universidade de Medicina da Geórgia, EUA.

Ataque Cardíaco
De acordo com a Universidade de Purdue, Estados Unidos, ter um pet reduz em 3% as chances de desenvolver um ataque cardíaco.

Depressão
Pesquisadores da Universidade do Missouri descobriram que os níveis de serotonina aumentam em pessoas que têm animais. Antidepressivos halopáticos têm a mesma função. 

Rinite
Um dos problemas mais comuns em todo o mundo, a alergia tem menos chances de se manifestar em donos de gatos. Segundo o Japan's Himeji Medical Association, quem tem um bichano como companhia tem 30% menos chances de contrair o problema. 

Eczema
Também conhecida como dermatite atópica, a doença tem menos chances de se manifestar em crianças que conviveram em casa com cães até seus 3 anos de vida. A descoberta foi feita pelo Marshfield Clinic, nos EUA.

Pressão Ata
Um estudo feito pelo Baker Medical Research Institute, na Austrália, revelou que donos de animais têm a pressão significativamente menor que os que não têm pets. 

Terceira Idade
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, os idosos que têm cães em casa precisaram visitar 21% menos o médico para se tratar de algum problema.

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DO SITE PETMAG pelos Artigos que engrandecem este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site fazem parte do próprio artigo do site PetMeg. Grata, Esperança.

Centro Espírita faz Sessão para Animais

Centro Espírita faz Sessão para Animais
Willian Novaes
Do Diário do Grande ABC

Os animais ganham cada vez mais espaço e importância na vida das pessoas. Basta o bicho ficar doente para começar a corrida em busca da cura. Entre os locais de socorro estão clínicas e hospitais veterinários. Mas, atualmente, até centros espíritas têm sessões exclusivas para os bichos de estimação, com direito a passes nos pets para tratamentos pela fé.

Desde agosto, o Grande ABC conta com o Grupo Fraternal Francisco de Assis, no bairro Bastistini, em São Bernardo. No local, os animais são atendidos em reuniões realizadas nas tardes de sábado.

O Diário acompanhou uma sessão que teve a presença de 15 cachorros de diversas raças e tamanhos. Os donos trouxeram os cães por vários motivos, como medo, depressão, câncer, efisema pulmonar e intestino preso, entre outros diagnósticos. Mas já foram levados para o local gatos, passarinhos, tartarugas e até uma aranha.

O centro espírita segue a doutrina de Allan Kardec. A reunião é aberta para fiéis de todas as religiões. A maioria dos participantes é espírita. Todos os colaboradores do centro vestem camisas brancas com imagem de São Francisco de Assis.

O dirigente da casa, Gilberto Azevedo Marques, 47 anos, chega e liga o aparelho de som em volume baixo. A música tranquila parece relaxar os pets, que ficam deitados sobre os pés dos donos ou nos colos, como bebês. O que mais impressiona durante o ritual é que não há latidos ou brigas entre os animais.

CONVERSA COM ANIMAIS

A voz de Gilberto é baixa e pausada. A palestra dura cerca de uma hora. Na sequência, começa o atendimento para diagnóstico da doença ou do transtorno. O dirigente também é o encarregado desta parte. "Eu converso com o animal para saber qual é o seu problema. Eles recebem notas de zero a dez para saber quantas sessões de passes serão necessárias. Muitas vezes, quem precisa de ajuda são os tutores (donos)."

O passe é rápido. Três pessoas ficam de pé em volta do dono, que senta numa cadeira com o cão. Uma faz a oração e outras duas esticam as mãos e fazem movimentos circulares perto do bicho, sem encostar. No final, é dito uma boa semana e fique com Deus.

O Centro Espírita fica na Estrada Galvão Bueno, 5.143. Mais informações pelo telefone 4396-2297.


Especialistas não veem Problema em Tratamento Espiritual

O teólogo Fernando Altemeyr Júnior, professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica), não vê problemas em o espiritismo ter sessões para tratar animais. "Está totalmente de acordo com o respeito que a religião tem com a natureza", disse.

Segundo ele, outras religiões também oferecem tratamentos específicos para os animais. "A igreja católica e o budismo também realizam cerimônias para a bênção", comenta.

No dia 4 de outubro, quando é comemorado o Dia de São Francisco de Assis - considerado o padroeiro dos animais -, é realizada a Missa Ecológica em todas as paróquias da ordem. Os animais são abençoados por padres e freis franciscanos. "As pessoas podem trazer os bichos todos os dias. Nós temos uma oração específica para eles", disse o Frei Gilmar José da Silva, da Ordem Franciscana.

Para a veterinária Solange Mineiro, as sessões são válidas. "O que eu percebo é que acalma muito os donos."

Segundo a profissional, é importante que os proprietários não parem com o tratamento médico. Esse conselho também é dado pelo dirigente do Grupo Fraternal Francisco de Assis, Gilberto Marques. (Willian Novaes)

Capital também tem Centro para Pets

Fé, busca por conforto e amor pelos bichinhos de estimação também levam tutores, de várias cidades, às reuniões na Asseama (Associação Espírita de Amigos dos Animais), na Zona Norte de São Paulo.

A entidade foi fundada em 2006. É o primeiro centro voltado exclusivamente para a espiritualidade dos animais, de acordo com a presidente e veterinária Sandra Denise Calado, 38 anos.

"Seguimos a linha kardecista e os moldes de todo trabalho espírita. Acreditamos que os seres vivos evoluem e que os animais são espíritos mais jovens que precisam de amor, amparo e auxílio."

As reuniões acontecem três vezes por semana (quintas, sextas e domingos) com uma palestra de 20 minutos.

Foi principalmente para compreender as doenças do seu cachorro, o schnauzer Flak, 6 anos, e tratá-las com mais tranquilidade, que Milena Magnoli, 34, procurou pela associação. "Foi mais uma opção para o Flak, mas também ajudou a me acalmar, entender qual a trajetória dele e a não me sentir tão culpada por não conseguir curá-lo", conta.

A Asseama, que também faz tratamento à distância, fica na Rua Manoel de Moura, 63, Parque Vitoria, Zona Norte. Mais informações no 3534-3643, aos sábados, das 9h às 13h. (Marcela Munhoz ).

Donos creem na Cura de Doenças e Transtornos

Minutos após o começo da palestra, entra na sala uma mulher alta, com colar de pérolas, de salto e com um yorkshire no colo.

Ela senta na última fileira de cadeiras e acompanha a sessão com atenção. É a médica Mariângela Matos, 27 anos, com Austin, 5. O bichinho não precisa mais de tratamento. Ele passou por seis sessões de passes para melhorar o relacionamento com outras pessoas.

Mas, segundo a dona, o resultado foi tão satisfatório que resolveu acompanhar as reuniões todos os sábados. "É impressionante como ele agora suporta outra pessoa, antes era muito complicado. O Austin começava a latir e não parava quanto chegava alguém diferente em casa."

Sobre a eficácia do tratamento, ela garante que funcionou. "Eu sou cética, mas o meu cachorro mudou, e muito. Isso é que importa."

O engenheiro Enzo D'ippolito, 50, trouxe o dachshund Lucky, 11, para receber mais uma ajuda no seu tratamento contra um câncer no intestino.

O cachorro ficou o tempo inteiro no colo do engenheiro. O animal mescla o tratamento médico, que inclui quimioterapia, com o espiritual. "Eu noto que ele sai daqui melhorzinho", conta.

A aposentada Ana Rosa Calabrez, 60, foi a primeira a chegar ao centro espírita, junto com a vira-lata Puca, 10, que recebeu o sétimo passe. "Ela tinha medo de tudo e ainda comia fezes. Agora já brinca com os outros cachorros e parou, graças a Deus, de comer as fezes", disse Ana Rosa.

O fila Muay Tai, 13, entrou na sala e não avançou em ninguém. A idade pesa nas costas do cachorro preto, que já foi muito bravo.

A professora de educação física Marcia Kocic, 41, levou o amigão no mesmo dia que ficou sabendo do tratamento. "Ele está doente, mas já melhorou com uma sessão. Agora, vamos voltar para ele descansar em paz." (Marcela Munhoz)

Artigo: Centro Espírita faz Sessão para Animais
Por.: Willian Novaes

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DO SITE DIÁRIO DO GRANDE ABC pelo Artigo que engrandeceu este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas fazem parte do próprio Artigo do Site DIÁRIO DO GRANDE ABC . Grata, Esperança.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Tratamento Espiritual para Animais


Em busca de cura física e mental, donos recorrem a tratamento para cães, gatos, aves e até tarântulas.
A depressão é uma das principais causas das visitas
dos bichos aos centros espíritas Crédito: Flickr/CC - fazen

Na última sexta-feira, 2 de abril, estreou em todo o País, a cinebiografia do médium Chico Xavier, ícone do espiritismo nacional. O longa já é recordista de público, levando às salas de cinemas 590 mil pessoas, só nos três primeiros dias de exibição, segundo a distribuidora Dowtown. Com este resultado, o filme que conta a vida de Chico torna-se a maior bilheteria da história do cinema nacional desde 1995.

O sucesso do filme é um dos indicadores do interesse da população sobre temas ligados ao espiritismo. Por debater assuntos controversos como reencarnação, alma, morte e vida, por exemplo, a religião tem se tornado uma doutrina respeitada e dotada de diversos adeptos, tendo, inclusive, nos meios de comunicação, mais espaço para discutir e esclarecer as pessoas.

Os animais são considerados nossos irmãos menores
 segundo a doutrina espírita. Crédito: Flickr/CC – Barillot

Um dos pontos que chamam a atenção é o que diz respeito aos animais de estimação. A religião, aliás, dedica boa parte de seus estudos para explicar questões relacionadas ao reino animal e deixa claro o respeito com que eles devem ser tratados. Prova disso é a maneira que os bichos são chamados: “irmãos menores”, como explica o médium Gilberto Marques, responsável pelo Grupo Fraternal Francisco de Assis. “Os nossos irmãos menores não são propriedades, mas sim animais domesticados, seres vivos que estagiam conosco para um crescimento espiritual”.

Formado há pouco mais de um ano, o grupo liderado por Gilberto realiza, dentre suas diversas atividades, o tratamento espiritual para os animais de estimação e seus tutores. São cerca de 40 visitas semanais de pessoas de diversas denominações religiosas que vão ao local em busca de cura física e espiritual. “Não existem restrições para o tratamento, tanto que para nossa alegria, já atendemos, aves, cães, gatos, tartarugas e até uma tarântula”. 

Passe Espiritual
O Grupo Fraternal Francisco de Assis atende cães, gatos,
aves e até aracnídeos. Crédito: Flickr/CC – sskennel

Segundo os estudos espíritas, a dor é um processo necessário para que o ser vivo possa evoluir, e os animais de estimação não são exceção. Segundo Gilberto, os casos mais comuns que chegam ao centro são relacionados à depressão, “doença milenar”, como esclarece. Esse foi justamente o motivo que levou Marjori Ocana Ribeiro a procurar o centro, há dez meses. Ela cuida de sete gatos, todos retirados da rua, dos quais Penélope, de 9 anos, começou a sofrer de depressão.

Marjori, que atua na área administrativa e financeira, também auxilia na recepção dos animais que visitam o centro para o tratamento espiritual, que acontece sempre aos sábados, das 14h às 16h. Ela explica que atualmente sua gatinha está curada e que tem presenciado muitos outros casos. “Percebi mudança em muitos animais, alguns eram extremamente bravos, não podia olhar que já avançavam, já hoje, eles nem latem mais”.
O tratamento espiritual pode ser eficaz,
mas não deve ser substituído pelas visitas ao veterinário.
Crédito: Flickr – CC protographer23.

Vale ressaltar, no entanto, que nem todos os casos acabam com final feliz. Em busca de alívio físico e espiritual para Balú, uma SRD de aproximadamente 12 anos, a auxiliar de enfermagem Simone de Nardi buscou o centro espírita, mas o animal não resistiu. Ela conta que a cadela foi encontrada na rua e sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) que havia debilitado muito o bichinho.

Como os veterinários que consultou não chegavam a um diagnóstico correto quanto ao problema do pet, ela decidiu optar pelo tratamento espiritual. “Pude notar que na semana que ela comparecia ao centro, sentia-se muito bem, comia, andava, dormia bem, sem gritar ou convulsionar como acontecia antes”. Infelizmente, o tratamento que duraria 10 sessões não pode ser concluído, porque a cadelinha faleceu.

Segundo Gilberto, o tratamento espiritual não serve como substituto ao convencional e reforça a importância do trabalho conjunto com um médico veterinário. De qualquer forma, para os interessados, o médium garante que todos os tutores serão bem acolhidos no Grupo Fraternal Francisco de Assis.

Nas reuniões, os tutores recebem uma palestra, com o objetivo de explicar o papel de “suprir a necessidade dos irmãos menores animais que estão nas filas da reencarnação”, e em seguida, ocorre o passe, propriamente dito. Na sala, “médiuns passistas sincronizam os centros vitais dos irmãos menores animais interpondo suas mãos nas mãos do tutor e desta forma revitalizam o animal”, explica Gilberto.

Serviço
Grupo Fraternal Francisco de Assis
Quando: Sábados, das 14h às 16h
Local: Estrada Galvão Bueno, 5143 com acesso na Rua Augusto Vinturini, 5.
Bairro Batistini, São Bernardo do Campo
Tel: (11) 4396-2297

Mapa do Local
Dados Cartográficos ©2011 MapLink - Termos de Uo


Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DO SITE PETMAG  pelos Artigos que engrandecem este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas fazem parte do próprio Artigo do Site PetMag. Grata, Esperança.

A Arte de Doar


A caridade que se converte em triunfo pessoal naquele que a recebe, é sempre luz inapagável na vida de quem a pratica.
Vive com otimismo na confiança integral em Deus e distribui alegria por onde passes.
Não deixes ninguém afastar-se de ti, sem que leve um traço de bondade ou um sinal de paz da tua vida.
Quem se aproximou de Jesus, nunca mais foi o mesmo, jamais O esqueceu.


Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do CENTRO ESPÍRITA CAMINHOS DE LUZ- PEDREIRA-SP-BRASIL pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

A Beleza

Por.: Leon Dinis

A Beleza é um dos atributos divinos. Deus colocou nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração.

A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na Terra não percebemos senão um reflexo. Para contemplá-la em todo o seu esplendor, em todo o seu poder, é preciso subir de grau em grau em direção à fonte da qual ela emana, e esta é uma tarefa difícil para a maioria de nós. Ao menos podemos conhecê-la através do espetáculo que o universo oferece aos nossos sentidos, e também através das obras que ela inspira aos homens de talento.

O espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as informações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis superiores de harmonia e de beleza que regem o universo, vêm oferecer a nossos pensadores, a nossos artistas, inesgotáveis temas de inspiração.

A observação dos fenômenos de aparição proporciona a nossos pintores imagens da vida fluídica, das quais James Tissot já pôde tirar proveito nas ilustrações de sua Vie de Jésus (Vida de Jesus).

Oradores, escritores, poetas, encontrarão nesses fenômenos uma fonte fecunda de idéias e de sentimentos. O conhecimento das vidas sucessivas do ser, sua ascensão dolorosa através dos séculos, o ensinamento dos espíritos a respeito dessa grandiosa questão do destino, lançarão, em toda a história, uma inesperada luz, e fornecerão ainda aos romancistas, aos poetas, temas de drama, móbeis de elevação, todo um conjunto de recursos intelectuais que ultrapassarão em riqueza tudo o que o pensamento já pôde conhecer até o momento.

Quando refletimos a respeito de tudo o que o espiritismo traz à humanidade, quando meditamos nos tesouros de consolação e de esperança, na mina inesgotável de arte e de beleza que ele lhe vem oferecer, sentimo-nos cheios de piedade pelos homens ignorantes e pérfidos cujas malévolas críticas não tem outra finalidade senão tirar o crédito, ridicularizar e até mesmo sufocar a idéia nascente cujos benefícios já são tão sensíveis. Evidentemente essa idéia, em sua aplicação, necessita de um exame, de um controle rigoroso, mas a beleza que dela se desprende revela-se deslumbrante a todo pesquisador imparcial, a todo observador atento.

O materialismo, com sua insensibilidade, havia esterilizado a arte. Esta arrastava-se na estreiteza do realismo sem poder elevar-se ao máximo da beleza ideal. O espiritismo vem dar-lhe novo curso, um impulso mais vivo em direção às alturas, onde ela encontra a fonte fecunda das inspirações e a sublimidade do gênio.
Por.: Leon Dinis

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do CENTRO ESPÍRITA CAMINHOS DE LUZ- PEDREIRA-SP-BRASIL pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

sábado, 25 de junho de 2011

Ser Justo


Os maus inclinam-se perante 
a face dos bons, e os perversos 
junto às portas do justo.
(Pv. 14:19).

Os maus inclinam-se diante dos bons por respeitarem a força do bem, mesmo que seja no silêncio da consciência. Somente a evolução da alma é capaz de mostrar humildade, reconhecendo a superioridade dos que a possuem.

Ser justo é melhorar as condições do coração para a entrada da paz.
O justo é dotado de coragem indomável; não teme o maior inimigo do caminho que é a ignorância porque já venceu a si mesmo.

O perverso não é capaz de encarar face a face o homem de bem; é a inferioridade que o faz abaixar a cabeça e a vergonha o faz impaciente junto ao ser honrado.

Querer ser justo é uma coisa e ser justo é outra bem diferente. Há uma distância imensurável entre uma atitude e uma vivência, no entanto, a força de vontade pode te levar de uma a outra em pouco tempo, pela educação e a disciplina que deves aceitar.

Lembra-te de Deus todos os dias e pede, pela oração, à Sua magnânima assistência, que os Seus agentes de luz dar-te-ão os meios de conquistar os maiores valores que te levam à felicidade.

Qualquer um reconhece a superioridade do homem de bem sem ser preciso ter escolaridade para esta verificação. Já nascemos com o sentido de compreensão desenvolvido, do certo e do errado. Quem contraria essa inspiração divina, na atmosfera humana, enerva a si mesmo.
O Espírito puro continua na sua pureza sem se modificar pela negação do inconsequente.

Sê grato pelo que recebes dos bons; é provável que a tua sensibilidade não registre a caridade que eles te fazem, no entanto, a bondade desses seres irradia amor para todos.
Os justos são sóis de Deus nos umbrais da Terra. São luzes da luz maior.

Texto.: Ser Justo
Pelo Espírito Carlos
De Gotas de Ouro


NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Não te Canses


Quando o buril começou a ferir o bloco de mámore embrutecido, a pedra, em desespero, clamou contra o próprio destino, mas depois, ao se perceber admirada, encarnado uma das mais belas concepções artísticas do mundo, louvou o cinzel que a dilacerara.

A lagarta arrastava-se com extrema dificuldade, e, vendo as flores tocadas de beleza e perfume, revoltava-se contra o corpo disforme; contudo, um dia, a massa viscosa em que se amargurava converteu-se nas asas de graciosa e ágil borboleta e, então enalteceu o feio corpo com que a Natureza lhe preparara o vôo feliz.

O ferro rubro, colocado na bigorna, espantou-se e sofreu inconformado; todavia, quando se viu desempenhando importantes funções nas maquinas do progresso, sorriu reconhecidamente para o fogo que o purificara e engrandecera.

A semente lançada á cova escura chorou, atormentada, e indagou por que motivo era confiada, assim, ao extremo abandono; entretanto, em se vendo transformada em arbusto, avançou para o Sol e fez-se árvore respeitada e generosa, abençoando a terra que isolara no seu seio.

Não te canses de fazer o bem...

Quem hoje te não compreende a boa-vontade, amanhã te louvará o devotamento e o esforço. Jamais te desesperes, e auxilia sempre. A perseverança é à base da vitória.

Não olvidas que ceifarás, mais tarde, em tua lavoura de amor e luz, mas só alcançarás a divina colheita se caminhares para diante, entre suor e a confiança, sem nunca desfaleceres...
Da Obra: “Fonte Viva”

terça-feira, 21 de junho de 2011

Conquista da Compaixão


“Exercita-te pessoalmente na piedade”
Paulo. (I Timóteo, 4:7.)

Não se conhece nenhuma conquista que chegasse ao espírito sem apoio na prática.
Um grande intérprete da música não se manteria nessa definição, sem longos exercícios com base na disciplina.
Um campeão nas lides esportivas não consegue destacar-se simplesmente sonhando com vitórias.
Nos dons espirituais, os princípios que nos regem as aquisições são os mesmos.
Se quisermos que a piedade nos ilumine, é imperioso exercitar a compreensão.
E compreensão não vem a nós sem que façamos esforço para isso.
Aceitemos, assim, as nossas dificuldades por ocasiões preciosas de ensino, sobretudo, no relacionamento uns com os outros.
Nesse sentido, os que nos contrariam se nos mostram como sendo os melhores instrutores.
Se alguém comete uma falta, reflitamos ma doença mental que lhe terá ditado o comportamento.
Se um amigo nos abandona, imaginemos quanto haverá sofrido no processo de incompreensão que o levou a se afastar.
Pensa na insatisfação enfermiça dos que se fazem perseguidores ou na dor dos que se entregam a esse ou àquele tipo de culpa.
Compaixão é a porta que se nos abre no sentimento para a luz do verdadeiro amor, entretanto, notemos: ninguém adquire a piedade sem construí-la.

Título: Conquista da Compaixão
Autor: Chico Xavier (médium)
Emmanuel (espírito)
Livro: Ceifa de Luz

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DA REVISTA ESPÍRITA DO TERCEIRO MILÊNIO – O MENSAGEIRO pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada, Hospital Espiritual do Mundo

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Experiência de Quase Morte Confirma a Imortalidade

Por.: Jorge Hessen

Kevin Nelson, autor do livro The Spiritual Doorway in the Brain – a “Neurologist’s Search for the God Experience” explicou ao portal de “VEJA” o que acontece no cérebro de quem, na iminência da morte, relata ter antevisto o Além. “A ciência define essas experiências de quase morte como resultado da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, o que provoca alterações momentâneas na mente, e os estados de consciência podem se misturar, provocando reações como paralisia e alucinações,” (1) segundo o cientista americano.

Nelson diz que “a ciência pode dizer como o cérebro funciona, mas não pode dizer por que ele funciona desse jeito. Mesmo se soubéssemos o que faz cada molécula cerebral durante uma experiência de quase morte, ou qualquer outra experiência, o mistério da espiritualidade continuaria existindo.” (2) Kevin crê que a neurociência da espiritualidade ainda está nos seus primórdios e que descobertas futuras muito empolgantes estão por vir.

Infelizmente, “muitos neurologistas tendem a não se interessar por experiências subjetivas. Eles estão muito mais interessados em olhar para as células em um microscópio.” (3).

O assunto tem despertado interesses cada vez mais vigorosos. Há três décadas, o psiquiatra norte-americano, Raymond Moody Jr. trouxe ao conhecimento do grande público uma coletânea de re latos de EQM - experiência de quase morte (4), através do livro "Life after Life"(5). Os pacientes trazem todos os sintomas de morte clínica. As vítimas flutuam sobre o seu corpo físico, acompanham os acontecimentos e percebem que possuem outro corpo, e que sua consciência acompanha este novo corpo, de natureza extrafísica.

Pacientes encontram-se com seus familiares e amigos já falecidos, com imensa alegria. Todos lhe dizem das tarefas desenvolvidas no mundo espiritual, da necessidade de continuar trabalhando, evoluindo e estudando, que os laços familiares não se rompem, pelo contrário, se fortalecem através do amor e do perdão. Nesse momento, não importam as facilidades materiais, a riqueza, o poder, as posições sociais; interessa apenas o bem e o conhecimento que existe em cada pessoa, independente de suas crenças religiosas ou filosóficas. As EQM’s sempre ocorreram, sobretudo em épocas remotas, quando os fenômenos de catalepsia dificilme nte conseguiam ser diagnosticados. A técnica de constatação do óbito era muito empírica, quase sempre através da respiração e das frequências cardíacas, via pulsos, jugulares etc.

Atualmente, através dos eletroencefalógrafos, pode-se assinalar com maior precisão o instante da paragem cardíaca definitiva e da morte real. No entanto, mesmo nesses casos, estudados por Edith Fiore, Elizabeth Kubler-Ross ou Raymond Moody Jr, há sempre o retorno à atividade do coração e consequentemente do cérebro, oferecendo evidências de que no momento da aparente morte da consciência, o ser consciente continua pensando. Para os materialistas não existe, óbvio!, a vida além-túmulo. “Alguns cientistas da clínica universitária Rudolfo Virchow, de Berlim, tentam desmistificar a EQM.

Descobriram uma nítida vinculação entre as alucinações de síncope e as EQM e verificaram a "exatidão das suas intuições e hipóteses" com um grupo de 42 (quarenta e duas ) pessoas "jovens e sadias". As cobaias humanas foram privadas de todos os sentidos por tempo máximo de 22 segundos. Ao recobrarem os sentidos, relataram experiências muito similares aos dos fenômenos de quase morte”(6). O assunto também vem sendo estudado pelos norte-americanos desde 1977, quando foi fundada nos EUA a Associação para o Estudo Científico dos Fenômenos de Morte Iminente.

Para os pesquisadores engessados no materialismo, as alucinações são causadas por problemas de ordens variadas seja, farmacológica, fisiológica, neurológica e psicológica. Aliás, sobre a explicação psicológica para a EQM como uma síndrome determinada pelo medo da morte cai quando observamos que crianças que não têm esses medos e não têm ainda um conhecimento cultural sobre a morte, vivem experiências semelhantes aos adultos. É interessante col ocar que as pessoas descrevem suas experiências como algo vívido e real e que marcaram suas vidas para sempre, e não simplesmente uma reação passageira a uma situação estressante.

No ano de 1985, Divaldo Franco teve uma lipotímia.(7) Estava proferindo uma conferência na Associação Espírita, em Salvador (Brasil), quando um espírito muito amigo lhe disse para sair dali porque ia desmaiar e era provável que desencarnasse.

Pareceu-lhe anedótico. Divaldo terminou a palestra e dirigiu-se a uma das salas da Associação. No momento em que se acercava de um divã, teve uma estranha sensação de paragem cardíaca; a princípio, a lipotímia, e depois a paragem cardíaca, e sentiu-se fora do corpo. Então, médicos que estavam presentes na reunião acorreram para lhe dar assistência. Curiosamente, o tribuno baiano disse que naquele estado sentia um grande bem-estar. Viu-se fora do co rpo e recordou-se de uma afirmação de Joanna de Ângelis - de que no dia em que perdesse a consciência e a visse, haveria acontecido o fenômeno biológico da morte. Narra Divaldo o seguinte: “eu olhei à minha volta e não a vi [Joanna].

Vi então a minha mãe (já falecida) que se aproximou de mim. 
Perguntei-lhe: "Mãe, eu já morri?” e ela disse-me: "Ainda não". 

Dentro de alguns minutos eu comecei a preocupar-me, pois se passasse muito tempo poderia ter morte cerebral e ficar apenas em vida vegetativa. Mas minha mãe voltou e disse-me: "Seus amigos espirituais dão-te uma moratória, tu viverás um pouco mais." E eu perguntei-lhe: "Quanto tempo?” Ela respondeu-me: "Não sei". Então voltei ao corpo e recuperei a consciência no corpo físico."(8)

Para o espírita não existe a morte, pois o Espírito é imortal e sobrevive à decomposição do corpo físico. A morte (ou desencarnação) apenas é um estágio final de um processo evolutivo nesta vida física. Só o corpo morre.

Kardec estudou esse envoltório espiritual e denominou-o de perispírito, que tem sido estudado por vários especialistas. Porém, por falta de instrumentos e equipamentos de laboratório, ainda estamos muito longe de conhecer a sua estrutura de funcionamento do psicossoma.

O professor Rivail refere-se ao desdobramento ou às chamadas viagens astrais (segundo algumas definições espiritualistas) como o perispírito se desprendendo do corpo, como no sono, no transe hipnótico, desmaios, coma etc. Nesse processo, o perispírito pode atravessar paredes e outros obstáculos materiais e muitas vezes ocorrem fenômenos conhecidos como bilocação, bicorporeidade, exteriorização do dupl o etc. A saída do perispírito do corpo é atualmente cientificamente comprovada. Nos Estados Unidos se usa a sigla OBES, ou seja, out of body experience(experiência fora do corpo). O Dr Gleen Gabbard, psiquiatra da Faculdade de Psiquiatria Menninger. no Estado do Kansas, conta em uma de suas anotações que um homem desdobrado assistiu a uma reunião de pessoas que queriam matá-lo e graças a isso conseguiu mudar de rota no retorno à casa e surpreendeu os seus perseguidores mandando comunicar os detalhes do plano à polícia e escapou ileso.

A imortalidade já é a Lei da Vida, proclamam os Benfeitores espirituais. Entretanto, obviamente devemos acompanhar atentamente o debate dos cientistas contemporâneos a respeito do tema EQM. Em nossos dias, várias escolas, como a psicologia transpessoal, baseam-se em experiências transcendentais e se pautam no argumento da imortalidade.

São vários profissionais da área de saúde mental que publicam livros relatando experiências de morte provisória. Há, sem dúvida, atualmente, um movimento universal buscando uma interpretação global do homem. 

Os ventos das revelações espíritas sopram firmes e fortes, e os laboratórios científicos da academia humana passam a considerar a possibilidade do ser imortal.

Referências Bibliográficas:
(1) Kevin Nelson, neurocientista americano, autor do livro The Spiritual Doorway in the Brain- a Neurologist’s Search for the God Experience, disponível no site http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/a-ciencia-da-espiritualidade, acesso em 11-02-11.
(2) Idem
(3) Idem
(4) O termo “Experiências de Quase-Morte” (EQM) , tradução de “Near-death experienc es”, cunhado pelo psiquiatra americano Raymond Moody Jr., surgiu com a publicação de seu livro “A Vida Depois da Vida”, em 1975 (Butterfly Editora).
(5) Moody Raymond. Life After Life, Inglaterra: Ed. Ebury Press, 2001
(6) Publicado no jornal Correio Braziliense edição de 20/09/94.
(7) Perda mais ou menos completa do conhecimento acompanhada da abolição das funções motrizes, com integral conservação das funções respiratória e circulatória. A lipotimia se constitui no primeiro grau de síncope: é acompanhada de palidez, suores frios, vertigens, zumbidos nos ouvidos: a pessoa tem a impressão angustiante de que vai desmaiar, mas, de fato, raramente, perderá o conhecimento. O fênomeno pode ser causado por emoção violenta, por súbita modificação da posição deitada para a posição vertical, ou por toda circunstância análoga, susceptível de alterar a circulação. A lipotimia usualmente não é grave e deve ser proc urada assistência posterior para averiguação de eventual existência de doença normal desencadeante. 
(8 )Disponível do Portal 
http://arquivotemporariofabio.blogspot.com/2010/11/eles-morreram-e-voltaram.html, acessso em 11-02-11
Perfil do Autor.: JORGE HESSEN (É Formado em Estudos Sociais com ênfase em Geografia e Bacharel e Licenciado em História pela UnB. Escritor de diversos livros publicados, Articulista com textos publicados na Revista Reformador da FEB, O Espírita de Brasília, O Imortal, Revista Internacional do Espiritismo, O Médium de Juiz de Fora, Brasília Espírita, Mato Grosso Espírita, Jornal União da Federação Espírita do DF. Artigos publicados na WEB da Federação Espírita Espanhola, l'Encyclopédie Spirite. Revista eletrônica O Consolador, da Espiritismogi.com.br, Panorama Espírita, Garanhuns Espírita e outros Portais.
E-mail: jorgehessen@gmail.com Site:http://jorgehessen.net
Blog:http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com

Hospital Espiritual do Mundo, agradece a gentileza do irmão JORGE HESSEN por enobrecer este espaço com seus artigos, contribuindo para nossa aprendizado evolução e espiritual.

NOTA.: O Hospital Espiritual do Mundo, obtive do próprio autor autorização para publicação de seus artigos.

As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.