sábado, 24 de setembro de 2011

Terapia da Prece


O planalto da Judéia, a 830 metros acima do nível do mar, no ponto culminante da aldeia de Efraim, é uma região entre flores silvestres, roseiras e casas singelas. Naquela paisagem, tudo é convite às coisas divinas. É nesse plano de exuberante beleza, que o Mestre elucida aos companheiros fiéis, quanto à comunhão com o Pai. Já lhes falara diversas vezes sobre a necessidade da oração e em muitas ocasiões, deles se apartara, para o silêncio da prece. Em harmonia, freqüentemente, buscava a soledade para a ligação com Deus, através desse ministério ardente e apaixonado. 

Um belo dia os discípulos aguardavam-no com carinho, ansiedade, e inquiriram-no quanto à melhor forma de orar, como dizer todos ditos da alma Àquele que é a Vida e que sabe das necessidades de cada um em particular e de todos simultaneamente... Havia sim, em todos, o desejo veemente de apreender com o Rabi, que com tantas lições lhes dispensara antes com invulgar sabedoria! Naquele momento, um dos discípulos pediu-lhe: “Mestre ensina-nos a Orar.” 

Dos lábios do Mestre sai esta invocação: “Pai Nosso que estás nos Céus.” É a glorificação daquele que é a Vida da Vida, Causa Cáusica do existir. Natureza da Natureza - Nosso Pai! 

Entendemos, a seguir, os três desejos do ser na direção da Vida, após a referência sublime ao doador de Bênçãos: 

“Santificado seja o Teu Nome.” 

“Venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.” Os amigos sentiram, naquela ora, grandiosas expressões de reconhecimento ao Altíssimo; humildade e submissão da alma que ora e se subordina às inesgotáveis fontes do Pai; entrega total, em confiança ilimitada.

Um canto de amor e abnegação! 

A seguir as três rogativas em que o homem compreendia a própria pequenez e se levanta súplice, confiante, porém, em que lhe não será negado nada daquilo que solicita: 
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;” 

“Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos às dos nossos devedores;”

“Não nos deixes cair em tentação e livra-nos de todo o mal.” 

Naquele momento começava a musicalidade sublime em uma linda balada da Natureza. A mais singela, a mais completa oração jamais anunciada, começando, assim, a ponte de intercâmbio entre os planos dos dois mundos. O Reino de Deus está, agora, mais próximo do homem. 

Os discípulos compreenderam o significado da oração, transformando-se e transformando o mundo. O homem sobe ao Pai e o Pai desce à terra. Um sublime intercâmbio. Com aquela fé sincera, os apóstolos viveram sacrifícios e mortes, na Era do Evangelho, que foi logo mais transformada pelo paganismo nos anos seguintes. 

Passaram-se os séculos. Surgiram as denominações religiosas. 

Construíram-se os templos. Aconteceram os desvios humanos até a chegada do Consolador Prometido que é a Doutrina dos Espíritos. Chegando ao século dezenove, o Espiritismo, veio, naturalmente, trazer novas luzes aos ensinos do Cristo, na sua simplicidade e pureza, iluminando a humanidade com a Fé racional e à vivência do Evangelho, abrindo um novo ciclo de progresso para o ser humano. 

Coube a Allan Kardec, eminente codificador da Doutrina, no Capítulo XXVII do Evangelho Segundo o Espiritismo, referir-se às qualidades da prece, nele falando-nos do pensamento de Jesus que nos diz: “Quando orardes, não vos ponhais em evidência; antes orai em secreto. Não afeteis em orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo o sentimento contrário à Caridade.

Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho como o fariseu.” 

Lamentavelmente, nos últimos tempos a prece e a fé em muitas denominações religiosas, transformaram-se em um comércio rendoso, e seus pregoeiros estão mais preocupados com os bens da terra do que mesmo com os bens celestiais. É o momento da transição planetária. 

Somente aqueles que realizarem as suas atividades espirituais de esclarecimento com caridade, humildade e desinteresse e, segundo Jesus, terão a Casa do Pai, portanto, o Reino de Deus. 

Texto.: Terapia da Prece 

Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos do SITE ADE-SERGIPE pelo artigo que engrandeceu este espaço de aprendizagem e encontros Sagrados. 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.