quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Acolhimento Espiritual no Câncer


A espiritualidade se refere à nossa capacidade interior de encontrar significado, propósito e conectividade para os eventos da vida, integrando nossos componentes físico, emocional e intelectual. Ela atende às necessidades humanas relacionadas a encontrar razão e preenchimento na vida, esperança e vontade para viver, e interesse pelos outros e por si mesmo. As expressões possíveis da espiritualidade incluem acreditar em uma força superior, contemplar a natureza sentindo sua intensidade, desenvolver ações sociais em contexto ético, insight contemplativo com harmonia e equilíbrio mental, empatia e compaixão.

Espiritualidade é um componente importante da qualidade de vida e bem-estar para população geral e pacientes em tratamento.”

Desta forma, espiritualidade e religião são conceitos diferentes, mas sobreponíveis. A religião pode ser a via para a manifestação da espiritualidade.

Porém, é preciso ter em mente que pessoas espiritualizadas nem sempre estão engajadas em uma religião formal. Ao mesmo tempo, pessoas que aderem a rituais religiosos nem sempre tem um bem estar espiritualista desenvolvido.

A espiritualidade tem uma interface com a fisiologia orgânica. O respeito ao corpopregado por muitas doutrinas já leva a pessoa a ter melhor nutrição e hábitos de vida. A esperança, o perdão e o altruísmo produzidos pela espiritualidade podem levar a um melhor estado psicológico. As percepções trazidas pela espiritualidade oferecem à pessoa uma melhor estratégia para lidar com os desafios, gerando menor estresse. Em resumo, a relação entre a espiritualidade e a fisiologia se concretiza pela otimização de vias neurológicas que modulam a imunidade e os hormônios.

Especialmente a partir de 1980, pesquisas científicas bem conduzidas vêm documentando a relação que a espiritualidade tem com a saúde, a doença e o processo de cura. Há evidências de que espiritualidade esteja relacionada a melhor qualidade de vida, saúde mental, saúde física, e menos necessidade de serviços de saúde. Está documentado em inúmeras pesquisas científicas que pessoas espiritualistas são fisicamente mais saudáveis, requerem menos assistência médica e, mesmo quando adoecem, tem recuperação mais rápida e menor taxa de mortalidade. Também tem melhor adaptação ao estresse, são menos propensas ao abuso de drogas e álcool, e tem menor risco para depressão e suicídio.

Espiritualidade é um componente importante da qualidade de vida e bem-estar para população geral e pacientes em tratamento. Muitos pacientes usam suas crenças para lidar com doenças. A cura pode ser influenciada pelo reforço positivista do paciente. Mesmo se não há cura, a espiritualidade apóia a qualidade de vida. A doença traz freqüentemente momentos desafiadores significativos. Os sentimentos de vulnerabilidade e temor afloram. A espiritualidade, por ser fonte de conforto, segurança, significado, ideal e força, mobiliza iniciativas positivas e oferece outra perspectiva para enfrentamento dos desafios. Isto fica bem evidente nestas duas pesquisas brasileiras em pacientes com câncer: em uma delas [*], com mulheres submetidas a mastectomia, a religiosidade foi um fator de proteção contra o desenvolvimento de depressão pós-operatória. Em outra [**], a prática da prece correlacionou-se com saúde geral e funcionalidade, e os autores recomendam que esta prática não seja desencorajada.

Os hospitais centrados no paciente devem reconhecer o vasto leque de necessidades do paciente e da família, e devem implementar programas especificamente direcionados a apoiar a mente, corpo e espírito. Espiritualidade é um dos componentes que sustentam a filosofia de um hospital centrado no paciente. Todo hospital deve reconhecer o papel vital da espiritualidade no processo de uma cura abrangente. Os hospitais devem fornecer meios para apoio das necessidades espiritualistas. O cuidado espiritualista é uma fonte de força interior, e os hospitais devem promover o fortalecimento da pessoa com sua fé e/ou com seus recursos interiores.

[*] = Gonçalves, M: A religiosidade como fator de proteçäo contra transtornos depressivos em pacientes acometidas com patologia oncológica da mama. Tese Apresentada a Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, para obtenção do grau de Doutor. 2000
[**] = Samano EST et al.: Praying correlates with higher quality of life – results from a survey on complementary/alternative medicine use among a group of brazilian câncer patients. São Paulo Medical Journal 2004; 122(2):60-3
Dr. Marcelo Saad, Médico Fisiatra e Acupunturista

Por.: Dr. Marcelo Saad (Médico Fisiatra e Acupunturista. Doutor em Ciências pela UNIFESP-EPM. Coordenador do Comitê sobre Espiritualidade-Religiosidade em Saúde do Hospital Israelita Albert Einstein).(13 de dez. de 2010)

HOSPITAL ESPIRITUAL DO MUNDO, agradece os irmãos do PORTAL INANA pelo artigo que enobreceu  este espaço de encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

4 comentários:

  1. "Espiritualidade é um componente importante da qualidade de vida e bem-estar para população geral e pacientes em tratamento.”

    Esta frase resume toda uma vida.
    O homem é um ser mais espiritual que humano e será feliz quando souber realizar-se nas duas vertentes como se fosse apenas uma.
    Tudo na vida está interligado.

    ResponderExcluir
  2. Aubrigada pela visita no meu bloguinho
    volte quantas vezes desejar
    lambeijos caurinhosos

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão Luís Coelho,

    Como escreveu meu amado Dalai Lama: “E bom que tenha uma religião ou alguma crença em particular, mesmo sem elas, podes sobreviver se sentir amor, compaixão e tolerância a prova irrefutável do amor de uma pessoa a Deus é o amor pelos seus semelhantes”.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
  4. Letty do meu coração,

    Nós é que agradecemos sua atenção e carinho. Sua presença encheu este espaço de luz. As portas do Hospital Espiritual do Mundo estará sempre aberta para você e todos os seus amigos.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.