domingo, 14 de agosto de 2011

Hipertensão e Espiritualidade


A Doutrina Espírita afirma que a causa das nossas doenças está no espírito e as lesões do corpo físico são projeções doentias do pensamento e dos sentimentos, mais especificamente do ego, da personalidade ou máscara.

“No caso da hipertensão arterial, do ponto de vista da Medicina puramente materialista, suas causas podem ser renais, glandulares e cardio-circulatórias, porém a mais comum é de origem desconhe-cida, a chamada hipertensão essencial. Mas, no paradigma espírita, a causa está no espírito”, declara Júpiter Villoz Silveira, médico endocrino-logista e vice-presidente da Associação Médico-Espírita (AME) de Londrina (PR), que tratou do tema no IV Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita (Medinesp 2003), realizado em junho, em São Paulo (SP).

Júpiter lembra que o neurologista Antônio Carlos Costardi, de Taubaté (SP), autor de vários livros sobre a mente, entre eles Um condomínio chamado família, faz essa afirmação há anos. “Costardi nos diz que a hipertensão arterial sistêmica ocorre em pacientes com personalidade controladora, que, ao perderem o controle de uma determinada situação, geram um sentimento de raiva que, descarregado sobre o seu próprio corpo somático, produz, entre outras coisas, a hiper-tensão arterial”, afirma.

Para provar a tese de que todas as pessoas hipertensas têm personalidade controladora e traçar um perfil psicoespiritual do hipertenso, Júpiter convidou, este ano, aleatoriamente, pacientes hipertensos, tanto de seu consultório, como da instituição Casa do Caminho, de Londrina, que estivessem dispostos a parti-cipar do trabalho de investigação. As pessoas escolhidas foram de ambos os sexos, de 20 a 50 anos.

Posteriormente, elas foram encaminhadas ao Instituto Reviver, clínica do médico Cláudio Sproesser, que trabalha com as doutoras Eliane Alves de Andrade e Marilene Moreli Padoa, onde passaram por testes em que foi avaliada a história detalhada de suas doenças e promovidos testes psicológicos. “Após anamnese detalhada e aplicação de testes como o Warteg, eles encontraram os seguintes resultados: intolerância, pessoas dominadoras e baixa auto-estima”, relata (a anamnese é a informação sobre o princípio e evolução de uma doença até a primeira observação do médico, e os testes de Warteg são avaliações psicológicas do paciente). “Entre a população avaliada, a intolerância e o comportamento dominador obtiveram um perfil de 100%. Já em relação à baixa auto-estima, o índice constatado foi de 90% e o nível de estresse dessa população está numa escala altíssima”, completa Júpiter.

De acordo com Júpiter, aqueles que apresentam faixa etária acima de 40 anos e/ou aqueles que fumam, independentemente da idade, segundo a literatura médica, já estão na probabilidade da ocorrência de apresentarem ou já estarem apresentando alterações cardio-vasculares. “Mas, podemos afirmar que, independentemente do grau de cultura, a conscientização quanto à espiritualidade é fator predominante no equilíbrio da qualidade de vida do paciente”, diz.

O vice-presidente da AME-Londrina também aponta que, através dos protocolos avaliados, é possível identificar características quanto ao “eu” do indivíduo na sua afetividade, a sua ambição, sexualidade e proteção. “Pode-se notar algumas características comuns entre essas pessoas, como insegurança, busca de proteção, negação da sua individualidade, repressão da angústia, objetivos indefinidos e dificuldades quanto a sua sexualidade. Cabe ressaltar que também foram constatadas outras características distintas, sendo algumas positivas”, lembra.

Centro Coronário

Segundo André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, temos particularmente no centro coronário o ponto de interação entre as forças determinantes do espírito e as forças fisiopsicos-somáticas organizadas. Dele, parte, desse modo, a corrente de energia vitalizante formada de estímulos espirituais com ação difusível sobre a matéria mental que o envolve, transmitindo aos demais centros da alma os reflexos vivos de nossos sentimentos, idéias e ações, tanto quanto esses mesmos centros, interdependentes entre si, imprimem semelhantes reflexos nos órgãos e demais implementos de nossa constituição particular, plasmando em nós próprios os efeitos agradáveis ou desagradáveis de nossa influência e conduta.

“A mente elabora as criações que lhe fluem da vontade, apropriando-se dos elementos que a circundam, e o centro coronário incumbe-se, automaticamente, de fixar a natureza da responsabilidade que lhes diga respeito, marcando no próprio ser as conseqüências felizes e infelizes de sua motivação consciencial no campo do destino”, finaliza Júpiter.

“Na obra de André Luiz, fica muito claro que o espírito é o responsável, através de seus sentimentos em desequilíbro, pelas lesões perispiríticas que se traduzem como doenças no corpo físico.”

Artigo.: Hipertensão: A Causa esta no Espírito
Por: Dr. Júpeter Villoz Silveira (É  médico endocrinologista e vice-presidente da Associação Médico-Espírita (AME-PR)
(matéria publicada na Folha Espírita em novembro de 2003)

O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DA  ASSOCIAÇÃO MÉDICO-ESPÍRITA DO BRASIL E O DR. JÚPETER VILLOZ SILVEIRA pelos Artigos que engrandecem este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados. 
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

9 comentários:

  1. Minha querida acabei de ler na integra todo este seu texto, pois há muito que não o fazia por falta de saúde como sabe, mas confesso que concordo plenamente com ele porque muitas vezes sinto isso em mim.
    Por vezes basta-me pensar em algo mais desagradável ou o contrário para que minha tensão suba ou desça.
    Então meu amor, fica aqui o meu testemunho verdadeiro, assim com tantas coisas escritas aqui neste lindo e útil blogue. Onde muita gente devia de ler e o seguir,
    pois de certo ajudaria muitas almas que sofrem sem saberem porquê?
    Para você meu anjo de luz os meus beijinhos de muita paz na sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã Franciete,

      Paz e amor em sua vida...
      Fico eternamente grata por suas gentis palavras e feliz pois o texto atingiu-lhe a alma. A espiritualista é belíssima quando abrimos nosso coração, quando deixamos nossas mentes abertas para o novo e principalmente quando nos conscientizamos que nosso papel para uma vida plena e sadia depende de nós mesmos, de nossas escolhas e de nossos pensamentos. Como seres humanos somos constituídos de energia que interagi continuamente uns com os outros.
      Assim, devemos sempre renovar nosso equilíbrio interno. Creio que a oração, bons pensamentos, uma alimentação sadia, bons livros, estar rodeados de pessoas que amamos é principalmente aceitar as diferenças e as adversidades da vida é um pequeno passo para essa transformação, já que muitas doenças podem ser consideradas como um processo de purificação do corpo/alma.
      Para você minha irmã de alma de terras distantes, desejo-lhe amor, saúde e paz e esperança nesse novo renascer. Que o sol brilhe ainda mais quando abrir as janelas de seu imenso e terno coração.Aug 14, 2011 07:32 AM

      Abraços de luz e muitos beijos em seu coração

      Excluir
  2. Hahahaha... descobri porque a mamis é hipertensa: ela é MANDONA!!!!!
    Nem vou contar isso ao papis, heheheh...
    Parabéns pelo post que nos ensina a entender nossos pequenos "problemas", muitas vezes criados por nós mesmos...
    Lambeijos da Brenda e aubençoado domingo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada Brenda,

      Quero agradecer seu jeitinho todo especial ao passar por aqui. Adoramos você!
      Fale para Mamis que o melhor de tudo na vida e quando nos conscientizamos dos nossos sentimentos e das nossas verdades internas. Um grande passo para nossa transformação e buscarmos nossa melhoria gradativamente todos os dias e o nosso ponto de equilíbrio entre o corpo, mente e espirito. Quando achamos esse ponto de ligação com o eterno experimentamos o mistério de estarmos vivos e de sermos eternos espíritos em evolução. Aug 14, 2011 08:09 AM

      Abraços de luz hoje e sempre.

      Excluir
  3. Muito esclarecedor o texto. realmente todos os males provêm do espirito, ou melhor, do mau uso que se faz da bendita oportunidade da reencarnação. Buscando a paz e a harmonia, fazendo o bem e pensando no bem, aos poucos a saúde será recuperada. Infelizmente o processo é longo, como longa é nossa conscientização...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã Jeanne,

      Sabias palavras!
      As vezes nos apegamos a coisas tão pequenas não é mesmo minha irmã? Perdemos a oportunidade de crescer moralmente e espiritualmente com isso. A oportunidade que estamos tendo se chama o AGORA. Devemos nos libertar das amarras, abrir o coração e olhos para o novo, para nossa libertação espiritual. Realmente o processo e longo, arduo e com curvas no caminho. Mas não podemos desistir já que ganhamos o DOM DA VIDA. Aug 14, 2011 03:25 PM

      Abraços de luz

      Excluir
  4. Este texto veio mesmo a calhar...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada irmã Rosa Carioca,

      Nós é que agradecemos sua visita que nós enche de alegria. Que este artigo possa iluminar mais ainda sua vida e seus passos, abrindo-lhe os caminhos para novos conhecimentos espirituais. Aug 14, 2011 03:45 PM

      Abraços de luz

      Excluir
  5. Oi queridos, achei muito esclarecedor este texto... pois tenho 24 anos e faz pouco tempo "estorei" de tanto estrese, angustia, por nao poder modificar os acontecimentos ruins e repercutiu na minha pressao arterial... organicamente nao tenho nenhum mal mas tive q modificar meus habitos alimenticios etc.
    O problema e o espiritual... mas confio em mim mesma e dia a dia vou procurando achar ese conforto interior e aceitando aquilo que nao posso modificar.
    Um abrazo pra todos (perdao pelo portugues, pois sou uruguaia)

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.