domingo, 17 de julho de 2011

É aceitavel a presença de Animais nos Cultos Religiosos?

É aceitavel a presença de Animais nos Cultos Religiosos?
Vininha F. Carvalho

A admissão de animais nos recintos sagrados é uma idéia perfeitamente compatível com o atual momento histórico-ecológico.

O padroeiro da Ecologia, São Francisco de Assis, sempre alertou sobre a importância da convivência harmoniosa entre as espécies-irmãs.Concebeu sua igreja alicerçada na fraternidade com a natureza e seus representantes.

Não existe lei na igreja que proíba a entrada de animais nas celebrações. A decisão pertence ao pároco responsável. Cães, gatos e pássaros participam de rituais católicos em Roma, na igreja do Monsenhor Mario Canciani, defensor da tese de que todos os animais vão para o céu após a morte.

Na Igreja da "Cruz Torta", no bairro de Pinheiros, em S.Paulo, dois cães dividem placidamente o altar com o velho pároco durante os cultos, que para eles dirige de quando em quando um olhar de ternura.

Há paroquianos que se escandalizam, sentem-se ofendidos com a presença de animais nos cultos. Se algum animal adentrar neste local, pode ser até expulso a pontapés por lideranças indignadas, sob o silêncio alienado das pessoas que aceitam como normal esta atitude violenta.

Franco Zefirelli, no filme “Irmão Sol, Irmã Lua, espelha com genialidade a oposição entre a igreja formal, com a rigorosa separação de classes, absoluto silêncio e fria incomunicabilidade e a igreja informal, com a presença integrada de pessoas, plantas e animais na celebração festiva e natural entre os seres. Nela é alma que canta.

Animais devem ser livres para participarem dos cultos religiosos, porque mesmo antes da humanidade povoar a Terra, a natureza em sons audíveis e compreensíveis saudavam o Criador.

Num gesto natural, equilibrado, afetuoso e livre de preconceitos ultrapassados, que mais igrejas escancarem suas portas, acolhendo o animal humano e o não humano, para uma confraternização e os colocando cada vez mais próximos da sua poderosa e universal origem, louvando a Deus por todas as suas criaturas. 

Artigo.: É aceitavel a presença de Animais nos Cultos Religiosos?
Fonte .: Vininha F. Carvalho
Del Valle Editoria / Site ANIMAL LIVRE

O Hospital Espiritual do Mundo agradece os irmãos DO SITE ANIMAL LIVRE pelo Artigo que engrandeceu este espaço de Aprendizagem e encontros Sagrados.
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo.

NOTA.: As imagens usadas neste site foram tiradas da net sem autoria das mesmas. Caso alguém conheça o autor das imagens, agradeceremos se nos for comunicado, para que possamos conferir os devidos créditos. Grata, Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.