sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O CURANDEIRO GLOBALIZADO



O CURANDEIRO GLOBALIZADO
Por: Marcelo Zorzanelli (texto)
e Ricardo B. Labastier (fotos), de Abadiânia, GO

A vida de João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus - ou John of God -, o cirurgião espiritual de Goiás que é mais famoso fora que dentro do Brasil.
CELEBRIDADE
João de Deus, na casa onde atende milhares de pacientes por ano. A maioria são estrangeiros.

São 5 da tarde na cidade de Abadiânia, interior de Goiás, a 115 quilômetros de Brasília. O cheiro dos tijolos cozidos na pequena olaria passeia pelo ar de agosto, um dos mais secos do ano no Cerrado. A poeira vermelha não adere ao chão e se espalha sobre telhados, paredes e ruas. As poucas árvores são retorcidas e nanicas, nada imponentes sobre a grama desidratada. Do outro lado da rua, um complexo de prédios conhecido como Casa de Dom Inácio de Loyola se destaca na paisagem poeirenta pela impecável limpeza. O pó não se assenta porque todas as quartas, quintas e sextas-feiras, no fim da tarde, litros de água são despejados por todos os lados, enquanto homens e mulheres vestidos de branco empurram vigorosamente rodos no chão de cimento batido. 

O furioso mutirão de limpeza é o último ritual de um dia comum na “Casa”, como é conhecido o lugar. Encerra um expediente que começa às 8 da manhã e que atrai 800 pessoas a Abadiânia. Na maioria estrangeiros, eles vêm em busca das cirurgias espirituais, visíveis e invisíveis, efetuadas por um fazendeiro conhecido como João de Deus, o mesmo epíteto que o papa João Paulo II recebeu em sua primeira visita ao Brasil, em 1980. Neste caso, o João que atrai multidões – diz já ter atendido 10 milhões de pessoas, o que exigiria receber mais de 500 por dia, todos os dias, durante 50 anos – se chama João Texeira de Faria. Já foi tema de uma reportagem da TV americana ABC, em 2005, e é o protagonista de um documentário do canal Discovery, a ser exibido internacionalmente (no Brasil, vai ao ar nos dias 25 e 29 de agosto, às 22 horas).

O furioso mutirão de limpeza é o último ritual de um dia comum na “Casa”, como é conhecido o lugar. Encerra um expediente que começa às 8 da manhã e que atrai 800 pessoas a Abadiânia. Na maioria estrangeiros, eles vêm em busca das cirurgias espirituais, visíveis e invisíveis, efetuadas por um fazendeiro conhecido como João de Deus, o mesmo epíteto que o papa João Paulo II recebeu em sua primeira visita ao Brasil, em 1980. Neste caso, o João que atrai multidões – diz já ter atendido 10 milhões de pessoas, o que exigiria receber mais de 500 por dia, todos os dias, durante 50 anos – se chama João Texeira de Faria. Já foi tema de uma reportagem da TV americana ABC, em 2005, e é o protagonista de um documentário do canal Discovery, a ser exibido internacionalmente (no Brasil, vai ao ar nos dias 25 e 29 de agosto, às 22 horas).

João estremece, como se uma corrente elétrica passasse pelo corpo. Diz que agora está ali o “doutor José Valdivino”.

Na internet, há uma profusão de sites em que pacientes relatam curas milagrosas. Na Casa, um cômodo abarrotado de ex-votos oferecidos por pessoas que se dizem curadas – muletas, braços e pernas de cera, cadeiras de rodas, óculos, reproduções de arcadas dentárias e uma coleção de tecidos humanos conservados em formol – é um testemunho da multidão que já foi atendida ali. João de Deus chega à Casa cedo, por volta das 7h30 da manhã, e senta-se num sofá do pequeno escritório anexo aos salões principais. Nas paredes, imagens de santos, retratos de gente atendida por ele, uma foto sua ao lado do médium mineiro Chico Xavier, diplomas de honra ao mérito emitidos por associações militares, entidades policiais e Câmaras de Vereadores. As paredes brancas com rodapé azul de 1 metro de altura, onipresentes na Casa, formam um corredor claustrofóbico que leva ao salão principal, onde cerca de 300 pessoas de todas as idades estão sentadas, de olhos fechados e em silêncio.

SOB RECEITA
João de Deus prescreve, em grande parte dos atendimentos, um preparado à base de raízes e ervas, vendido na Casa por R$ 10 o pote.
João não ergue a vista para quem o espera. Ele está descalço e navega em passos incertos até uma cadeira de espaldar alto. A seu redor, uma dúzia de buquês de flores frescas, estátuas de santos e uma pedra de quartzo que serve de gruta para uma Pietà. Ele chama dois de seus assistentes e dá uma mão a cada um.

Estremece, revira os olhos, sacode os ombros e retesa os braços, que deixa cair, como se uma corrente elétrica passasse por seu corpo. Ele se recompõe. Até as 5 da tarde, estará em transe, atendendo as centenas de pessoas que formam uma fila em frente a sua cadeira. Seu ar normalmente contrito dá lugar a movimentos amplos dos braços e uma genuína hiperatividade. De acordo com ele, quem está ali agora é o “doutor José Valdivino”, uma das 30 entidades que João afirma usar seu corpo como “aparelho” – designação da literatura espírita – para curar pessoas. Entre as supostas entidades estão figuras históricas como o sanitarista Oswaldo Cruz, Santo Inácio de Loyola e Santa Rita de Cássia. 

Entre os que o procuram estão pacientes de câncer, esclerose, paralisia cerebral, bócio, nódulos mamários, cefaléia, vertigem, dor abdominal, lombalgia, problemas oculares, aids. João diz não prometer curas, que segundo ele dependem “da vontade de Deus”. Na ante-sala onde se forma a fila, são exibidos vídeos com testemunhos de curas milagrosas. Uma equipe de auxiliares informa os que esperam atendimento quanto aos primeiros passos: vestir-se de branco para “facilitar o acesso à aura”, que tipo de comida evitar. Em seguida, vão todos para a fila. Uma jovem americana, de olhos fechados, medita com uma foto do presidente George W. Bush nas mãos. “Concentrem-se nas suas doenças,” diz uma auxiliar de João. “Os espíritos estão examinando vocês, e farão um relatório para facilitar o atendimento.”

A CIRURGIA 
O médium raspa a córnea de um paciente com uma faca de mesa, sem assepsia nem anestesia. O doente não sente dor .
As cirurgias podem ser “visíveis” ou não, de acordo com a vontade do paciente. Nas visíveis, os procedimentos mais comuns são a introdução de uma pinça cirúrgica no nariz, a raspagem da retina ou a retirada de tumores com bisturi. Às vezes, João faz simples massagens na região onde o paciente reclama de dor. O médium pergunta, imperativo: “Cadê a dor?” Todos dizem não sentir mais nada.
Em alguns casos, ele ordena a pessoas em cadeiras de rodas ou muletas que as abandonem e andem. Em todos os casos presenciados pela reportagem de ÉPOCA, os pacientes saíram claudicando com muita dificuldade. Quando há cortes, ele costura a ferida com agulha e linha, e o paciente vai para uma sala de repouso. Se há sangue no chão, os auxiliares se apressam em limpá-lo com álcool de cozinha. Os instrumentos cirúrgicos não são limpos entre uma operação e outra. 
Uma consulta sem cirurgia é mais rápida. João rabisca um papel, que é seu “receituário”, um garrancho ilegível. Seus auxiliares o traduzem. A prescrição é sempre o mesmo preparado de raízes e ervas ou um apontamento para uma cirurgia posterior. Quem passou por uma cirurgia espiritual é orientado a ficar 24 horas em repouso. A Casa também pede que não se interrompa o tratamento médico. A maioria das pessoas em busca de cura acaba ficando mais que uma semana em Abadiânia, a pedido das “entidades”. Ela também é incitada a permanecer na Casa durante vários dias, para uma “corrente de meditação”.

LONGA VIAGEM

O casal Alice e Walter Reschl, da Áustria, levou o filho mais velho a Abadiânia para tratar de uma distrofia muscular.
Em uma das paredes da Casa há uma reprodução de um estudo publicado em 2000 na Revista da Associação Médica Brasileira. O trabalho é, supostamente, uma tentativa de investigar cientificamente as cirurgias espirituais de João de Deus. Um de seus autores, Alexander Moreira de Almeida, hoje é professor de Psiquiatria na Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele já escreveu artigos em outras publicações com títulos como “Visões espíritas dos distúrbios mentais no Brasil” e “A mediunidade vista por alguns pioneiros da área mental”. O estudo de 2000 não chegou a conclusão nenhuma. Uma das co-autoras, Maria Ângela Gollner, se diz constrangida pelo uso do artigo. “Ele fez daquilo uma máquina de propaganda”, disse, referindo-se a João de Deus. Ouvido por ÉPOCA, Almeida não quis revelar sua crença religiosa e disse ignorar que o artigo esteja afixado na Casa Dom Inácio. 

Dez cirurgias de João de Deus foram acompanhadas, mas apenas seis pacientes foram entrevistados e quatro foram localizados seis meses depois da cirurgia – em nenhum caso foi obtido o histórico médico dos pacientes. Esse artigo inconclusivo, porém, costuma ser usado como uma espécie de “respaldo científico” para o trabalho de João de Deus. Outro argumento são entrevistas de médicos americanos. Mehmet Oz, um cirurgião conhecido nos Estados Unidos – colabora com o programa de Oprah Winfrey –, se disse impressionado com as imagens das cirurgias. “Eu gostaria de ter o tipo de treinamento que permite a ele transformar s o próprio corpo num mecanismo de cura”, disse à TV americana ABC.

Uma visita da atriz americana Shirley MacLaine, em 1991, atraiu fama mundial a Abadiânia.

A popularidade de João de Deus no exterior se deve em grande parte à ampla cobertura da imprensa internacional em 1991, quando a atriz americana Shirley MacLaine tratou-se com ele (supostamente foi curada de um tumor abdominal). De lá para cá, o boca a boca, as reportagens e os livros publicados nos EUA e na Europa se encarregaram de espalhar a fama. No site da Amazon, encontram-se pelo menos três livros e dois DVDs em inglês sobre João de Deus, com títulos como John of God: the Brazilian Healer Who’s Touched the Lives of Millions (João de Deus: o Curandeiro Brasileiro que Tocou as Vidas de Milhões).

ESPIRITUALIDADE


A australiana Phoebe Dixon levou para Goiás uma professora com câncer. “O mundo precisa de mais gente como João. 
Caçula de cinco irmãos, João conta que passou pela primeira “experiência transcedental” aos 9 anos. Segundo ele, a mãe, dona Iúca, o levou para visitar parentes no vilarejo de Nova Ponte, em Goiás. João diz que, em um dia sem nuvens, previu que muitas casas seriam destruídas por uma tempestade. A muito custo, convenceu dona Iúca a ir embora. Segundo ele, em poucos minutos nuvens negras surgiram, e a chuva arrasou 40 casas. João conta que, aos 15 anos, começou a incorporar espíritos. O trabalho de cirurgião espiritual começou nessa época. Seu relato é assim: certo dia, quando tomava banho de rio em Campo Grande (atual Mato Grosso do Sul), encontrou uma mulher bonita com quem passou o resto do dia conversando. No dia seguinte, voltou ao rio para procurá-la, mas ouviu apenas a voz dela, ordenando que comparecesse a um centro espírita chamado Cristo Redentor. Chegando lá, desmaiou. Quando acordou, horas depois, envergonhado, atribuiu o desmaio à fome. Os membros do centro acalmaram-no e disseram que João havia sido possuído por um espírito e, durante o transe, feito cirurgias espirituais, dizendo ser o rei Salomão, da Bíblia. 

Depois de mais um dia de cirurgias, com a voz calma, João conta outras histórias de sua juventude. Um dia, diz, viu uma mulher que se debatia em frente à janela de sua casa. Uma multidão a cercou. João correu para junto da mulher e pegou sua cabeça nas mãos. O ataque cessou. Um homem que assistia a tudo perguntou o que havia acontecido. João disse que tinha o dom de curar pessoas. O homem o desafiou a adivinhar que problema de saúde ele tinha. “O senhor quer operar o joelho”, respondeu João. Impressionado, o homem teria dito, brandindo um distintivo de delegado: “Você vem comigo para Brasília”. João afirma que foi sua primeira rodada de serviços prestados a figuras ligadas ao poder, que seriam seus principais defensores em 50 anos de atendimento. Em várias ocasiões, João foi proibido de fazer atendimentos ou foi preso por ordem judicial, como charlatão, e solto por políticos. Até hoje guarda os documentos desses casos em pastas de capa preta que lotam uma estante em sua sala. Entre as cartas de apreço, algumas são assinadas pelo ex-vice-presidente Marco Maciel, o ex-senador Íris Rezende, o recém-falecido senador Antônio Carlos Magalhães e o ex-presidente peruano Alberto Fujimori.

João tem nove filhos e cuida de quatro fazendas de gado. “As doações não bastam. Às vezes, tenho de vender bois”.

João diz que não gosta de ser chamado de curandeiro ou milagreiro. Mas eram esses os nomes que anunciavam sua chegada a cidades da região Centro-Oeste na década de 60. Ele atendia doentes em centros espíritas ou casas de umbanda.

“Minha família só me aceitou depois de 20 anos da minha missão”, diz João.
“Para eles, eu era bruxo.” Ele se declara católico. Anda com uma imagem de Santo Agostinho no bolso do jaleco. Faz o sinal-da-cruz antes de dormir. Diz que gosta de dançar em serestas e chama a terceira mulher, Ana, de s Flor do Cerrado. Mora em Anápolis, a 40 quilômetros de Abadiânia, para onde volta dirigindo o próprio utilitário esportivo no fim do dia. Tem nove filhos e administra quatro fazendas de gado. Tentou se aventurar no ramo da mineração de ouro. Afirma que sofreu prejuízos e decidiu se restringir à pecuária. Segundo conhecidos, é um ótimo negociante. “As doações não bastam para pagar os funcionários”, diz. “Então, às vezes, tenho de pegar do que eu ganho. Vender uns bois. A despesa aqui é de R$ 90 mil, R$ 100 mil por mês. Nossas contas estão abertas para quem quiser ver.”

CURA?
Nos três dias em que esteve na Casa de Dom Inácio, a reportagem de ÉPOCA ouviu dezenas de pessoas, com os mais diferentes tipos de enfermidade. 
Todas pareciam tranqüilas e sorridentes. “Os médicos disseram que meu filho não viveria muito”, diz a austríaca Alice Gabriel. É uma história semelhante à de muitas mulheres que acompanham os filhos à Casa. Julian, o filho de Alice, tem 13 anos e vive preso a uma cadeira de rodas devido a um caso severo de distrofia muscular. Alice e o marido, Walter Reschl, viram João de Deus na Alemanha há dois anos. Já haviam levado o filho a curandeiros na Inglaterra e Itália, sem resultado. Foram a Abadiânia em 2006 e estão ali há um ano. “Em poucas semanas, a doença se estabilizou”, diz Alice. Ruzica Wiesen, nascida na antiga Iugoslávia e naturalizada americana, diz que foi diagnosticada com artrite reumatóide há 19 anos.

Apesar de levar uma vida saudável como professora de ioga em Chicago, afirma que subitamente perdeu a capacidade de andar sem a ajuda de muletas. “Descobri que os problemas são espirituais.” Ruzica diz que voltou a andar desde que passou a freqüentar a Casa, há dois anos. “Tenho fé que foram os espíritos que me ajudaram. Isso basta.” Phoebe Dixon, uma australiana de 20 anos, veio ao Brasil acompanhar a professora de Psicologia da faculdade, que tem câncer de fígado. “Quando ouvi que havia algo assim no mundo, resolvi conferir com meus próprios olhos”, diz a estudante. 
A professora de ioga americana Ruzica Wiesen diz que voltou a andar depois de se tratar de uma artrite reumatóide em Abadiânia. 

Tamanha é a presença estrangeira que alguns hotéis de Abadiânia nem dispõem de avisos em português. Todo hotel tem pelo menos um funcionário que sabe mais que o “nice to meet you”. “Os benefícios para a cidade são inegáveis”, diz o prefeito, o médico Itamar Vieira Gomes. “Ele movimenta a economia, além de trazer uma energia muito boa para cá.” Quando perguntado sobre a influência política de uma figura tão importante, o prefeito é explícito: “O João não fica em cima do muro. Ele escolhe quem vai apoiar. Ainda bem que fui eu. Espero que também me apóie nas próximas eleições”. 

O padre da cidade não fala sobre João de Deus. Tampouco o médico de plantão no posto de saúde de Abadiânia. Numa quarta-feira em que João atendia centenas de pessoas, só uma senhora e sua neta estavam na sala de espera do posto de saúde. A menina nem sequer iria se consultar: estava ali para ser vacinada. 

REVISTA ÉPOCA 
Por: Marcelo Zorzanelli (texto) 
e Ricardo B. Labastier (fotos), de Abadiânia, GO
25/08/2007 - 03:40 | Edição nº 484.
Obs: Ao reproduzir o texto, favor citar autor e a fonte.

CASA DOM INACIO DE LOYOLA
Maiores Informações
http://voluntarioseamigos.org/
Telefone: (0xx62) 343-1254
Avenida frontal º sn - 72940-000
Abadiânia - Goiás - Brasil
Se deseja compartilhar e divulgar estas informações, reproduza a integralidade do texto e cite o autor e a fonte. Obrigada. Hospital Espiritual do Mundo

3 comentários:

  1. Lindo Blog, amiga !
    Obrigada por seguir Borboleta Azul ! Que bom ter deixado comentário...

    Apareça...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Amiga, sou a Patty da Ong Oppa.
    Voce nem tem ideia de como me emocionou com suas palavras.
    Muito obrigada eplo seu carinho e reconhecimento, me sinto uma gota num oceano, mas fico feliz pelo que faço, nao é facil, mas é gratificante.
    Apareça quando quiser a casa, ou melhor o blog é seu.
    Temos comu no orkut e se quiser me add tbm seja bem vinda.
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103006799 (comunidade)
    email ong-> opaa.2011@gmail.com
    Beijos e muita luz.

    ResponderExcluir
  3. Oi Obrigada pelo comentário.... Eu não vejo onde está seu Blog de artesanato !!!!!!!

    Beijo

    ResponderExcluir

Não se Preocupe! Os comentários aparecerão em breve.